Avaliação de Propriedades
É realizado um diagnóstico ambiental da propriedade, com uma completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações no local, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação de qualquer projeto na área.
Os recursos ambientais analisados são:
• meio físico que compõem várias variáveis como por exemplo o subsolo, água, topografia, etc;
• meio biológico são a fauna e flora, bem como as áreas de preservação permanente;
• Meio sócio-econômico que se passa com as relações de dependência entre a sociedade local e os recursos ambientais.
Perícias
A Perícia Ambiental é realizada para a aplicabilidade da lei que responsabiliza criminalmente quem provoca danos ao meio ambiente.
Licenciamento
Obtenção de Licenças Ambientais na esfera Municipal ( Secretarias de Meio Ambiente, Estadual ( FATMA ) e Nacional ( IBAMA ) ).
Gestão Ambiental
A Gestão Ambiental ocorre através de sistemas de avaliação de desempenho ambiental, com normas e critérios padronizados para o mundo todo. Sendo o conjunto de normas mais conhecido o ISO 14000 ou da sua série. A implantação de um sistema de gestão ambiental, por uma empresa, pressupõem e exige um forte comprometimento de sua direção e colaboradores com o meio ambiente.
Gestão Florestal
Na área de Gestão Florestal se dá um sistema integrado de gestão de operações e suporte à decisão florestal, que auxilia os gestores a planejar e controlar as atividades florestais como um negócio eficiente, competitivo e rentável.
A gestão nesse sistema planeja e controla todas as etapas de formação e manutenção de florestas, monitorando as variáveis físicas de produção, bem como os valores financeiros envolvidos.
Desta forma, é possível trabalhar com vários cenários de custos, calcular e apurar rendimentos operacionais e traçar metas e indicadores de aferição de desempenho e produtividade.
Especialização PCH
A PCH segundo definição da ANEEL(Agência Nacional de Energia Eletrica) é uma usina de pequeno porte com capacidade instalada maior do que 1 MW e com capacidade máxima de geração de 30 MW.
As PCHs compõem uma importante parte da geração de energia no Brasil e sua regulamentação feita através da resolução nº 652 – 09-12-2003 da ANEEL ( colocar o hiperlink da resolução que está em – http://www.aneel.gov.br/cedoc/res2003652.pdf de forma que possam ter acesso via site ).
As PCHs possuem algumas vantagens em comparação com as Usinas Hidrelétrica. Por serem menores, são mais baratas de construir, causam um dano ambiental menor, podem ser construídas em rios com menor vazão e contribuem para a descentralização da geração de eletricidade.